top of page

A MINHA CASINHA

Esta música tem um percurso fantástico que atravessou gerações, entrou em filmes, foi do fado ao rock até chegar a hino das celebrações do vencedor do Europeu de França de 2016.

A letra de "A Minha Casinha" foi escrita por Silva Tavare e António Melo fez a música. Surgiu pela primeira vez em 1943 no filme de Arther Duarte "O Costa do Castelo" cantada por Milú. Um sucesso na época.

Milú no filme "O Costa do Castelo"

E esta música foi muitas vezes cantada ao Tim (vocalista dos xutos) pela sua avó. Talvez pelas boas recordações da infância Tim começou a tocar A Minha Casinha nos ensaios dos Xutos era uma brincadeira da banda para descontrair.

Nos primeiros anos dos Xutos & Pontapés o reportório da banda era curto e numa noite de concerto no Rock Rendez-Vous, depois de terem esgotado todas as músicas o público queria mais e é então que Tim começa a cantar "As saudades que já tinha...." e com o baixo a acompanhar. O resto da banda olham uns para os outros , aquela cena não estava prevista mas que lixe embora lá acompanhar o Tim. A reacção do público é boa, apesar de ter sido um improviso no final da noite até correu bem. A partir desse dia os Xutos passam a encerram todos os concertos com a "Casinha" e o público, esse delirava, uns talvez com recordações da infância, para outros era uma novidade. Sem nunca ter sido gravada pela banda "A Minha Casinha" era um enorme sucesso.

Os Xutos & Pontapés ao vivo no Rock Rendez-Vous.

Anos mais tarde a 13 de Novembro de 1987 os Xutos editam o "7ª Single" que continha as músicas: "Sou Bom", "A Minha Aventura Homossexual com o Genaral Custer" e a há muito aguardada "A Minha Casinha".  Ao fim de duas semanas o "7º Single" era Disco de Platina. 

Capa do "7º Single"

"A Minha casinha" é um tema que os Xutos normalmente tocam ao vivo e não deve haver português por esse mundo fora que não a conheça. Durante o Europeu de Futebol em França 2016 a organização passava a música nos estádios antes dos jogos da selecção de Portugal e explosão acontecia entre os portugueses. A 10 de Julho Portugal vencia a França e tornava-se campeão europeu e enquanto Cristiano Ronaldo levantava a taça 25 mil portugueses entoavam "A Minha Casinha" nas bancadas do Stade de France.

No dia seguinte os campeões da europa são recebidos em Lisboa por milhares de pessoas e a música, cantada por jogadores e adeptos continuava a ser a mesma. "A Minha Casinha" já não era uma música do filme da Milú, já não era dos Xutos era e é o Hino de Portugal Campeão da Europa.  

"A Minha Casinha" atravessou gerações, passou do fado ao rock , foi aos estádios de futebol. Quantas vidas terá esta música? 

E agora sabiam que os Xutos não cantam a letra toda?

A versão original tem 6 estrofes e na versão que os Xutos fizeram é usada apenas a 1ª estrofe com pequenas alterações.

© 2016 Sons da Atlântida. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-flickr
bottom of page